Note to Self: São as pequenas coisas que importam

Hoje falo de séries. Bom, de uma em específico que vi e que não me deixou indiferente. Sabemos que uma série é boa quando nos deixa a refletir ou simplesmente nos deixa com um sentimento de desconforto. Quando andava na faculdade, tinha uma professora que dizia que uma reportagem só seria boa se o espectador sentisse que tinha levado um murro no estômago. Ainda bem que existem produções que têm este papel social e que alertam para os problemas da atualidade.

"13 Reasons Why" é como levar um murro no estômago, um banho de realidade que está à vista de todos, mas que continuamos a ignorar. O Bullying nas escolas.

13 reasons why.
Por Treze Razões começa com o suicídio de uma jovem, Hannah Baker (Katherine Langford). Ninguém consegue perceber exatamente os motivos que a levaram a tomar esta decisão. Porém, antes de pôr fim à sua vida, Hannah gravou um conjunto de cassetes, onde explica as 13 razões que a levaram a suicidar-se. Nestas gravações ela menciona também as pessoas que, de alguma forma, contribuíram para que ela tomasse essa decisão. Uma dessas pessoas é o protagonista, Clay Jensen (Dylan Minnette), que estava secretamente apaixonado por ela. Alguns dias depois da morte de Hannah, Clay encontra à porta da sua casa uma caixa com as cassetes dela. Ao começar a ouvir a primeira gravação, Clay e o espectador iniciam uma viagem ao passado de Hannah e descobrem, episódio após episódio, todos os segredos sobre a jovem e sobre alguns dos seus colegas.

Desengane-se quem pensa que o bullying  na sua escola não acontece ou não acontecia. São as pequenas coisas. As pequenas coisas que todas juntas podem causar danos irreversíveis. Um boato, um abuso, um virar de costas... marca para sempre. A adolescência é complicada, as coisas têm uma amplitude muito maior, a dor é maior, e às vezes não sara. E todos sabemos como as crianças e jovens, às vezes sem se aperceberem,  conseguem ser muito más.
O facto é que quando as coisas acontecem toda a gente fica muito admirada, toda a gente fica triste, revoltada. A perguntar-se como é que foi acontecer uma desgraça destas? Bom, se querem realmente uma resposta, esta série dá-nos 13 boas respostas e 13 razões pelas quais devemos pensar que todas as ações têm consequências, que não sabemos nada da vida da outra pessoa, nem como podemos magoá-la de alguma forma.

As palavras podem magoar mais do que se possa imaginar, e todos nós devemos ser responsáveis por elas e arcar com as consequências dos nossos atos. É no fundo esta a mensagem. É também uma forma e sensibilização que não deixa ninguém indiferente.

Jovens e graúdos, a série está disponível na Netflix. Aconselho vivamente a sua visualização!











Quem já viu?

Comentários

Mensagens populares